Clube do Bhagavatam

O Clube do Bhagavatam é um curso contínuo, a última aula fica disponível para o público. Para acessar todo o curso se torne membro do canal e entre para o nosso Clube do Bhagavatam.

Aguarde alguns minutos para a página carregar, caso o vídeo demore para iniciar, você pode clicar no título da aula e assistir direto no Youtube (ou se quiser fazer alguma pergunta/comentário).

4º CANTO - CAPÍTULOS 2 ao 6



2 - Dakṣa Amaldiçoa o Senhor Śiva

3 - Conversas entre o Senhor Śiva e Satī

4 - Satī Abandona o Corpo

5 - A Frustração do Sacrifício de Dakṣa

6 - Brahmā Satisfaz o Senhor Śiva

A história começa no fim do capítulo 1 e vai até o capítulo 6. 

Os capítulos 2 ao 6 contém _ versos divididos em _ aulas, totalizando __hs. 

Aqui começa a famosa história da briga entre o Daksha e o Senhor Shiva, que levou ao suicídio de Sati, a esposa do Senhor Shiva e filha de Daksha. A cena começa numa assembleia primordial, de grandes seres do Universo, onde Daksha amaldiçoa o Senhor Shiva em orgulho e ignorância. E, em seguida, o seguidor de Shiva, Nandishvara, amaldiçoa os brahmanas presentes. Maldição essa que afeta os brahmanas até hoje! Cobrimos nessa aula SB 4.1.65-2.26. 

Tendo ofendido o Senhor Shiva, Daksha criou uma enorme confusão, levando os seguidores de Shiva a amaldiçoarem os brahmanas, que então fez os brahmanas amaldiçoarem os seguidores de Shiva. Na aula explico a tensão entre os Brahmanas, que representam os Vedas, e os seguidores de Shiva, falando um pouco da história do yoga no último milênio e como Shiva assumiu essa posição como o senhor adorado pela contracultura védica. Cobrimos nessa aula SB 4.2.27-3.7.

Sati está muito querendo ir para a festa de seu pai, Daksa. Ela pede a Shiva para ir carinhosamente. Shiva a explica que não vai dar certo, porque pessoas orgulhosas, com beleza, poder e riqueza, tem inveja de pessoas com opulências espirituais, ou seja, aqueles que são espiritualizados e autorrealizados. Mas Sati insiste, deixando sua natureza feminina lhe iludir. Aqui falamos da importância de reconhecer o universo emocional, que é até mais real para nós do que o físico, mas também de saber deixar a inteligência, a razão, o físico, determinar o melhor caminho a ser trilhado, para termos as melhores emoções. Cobrimos nessa aula SB 4.3.8-4.4

Contra os conselhos de Shiva, Sati vai ao evento de seu poderoso pai, o Prajapati Daksa, e tudo dá errado! Ela é desrespeitada, ignorada e vê seu marido ofendido também. Ele não se aguenta e fala palavras iradas para seu pai, mas cheias de conhecimento e sabedoria para nós. Cobrimos nessa aula os versos SB 4.4.5-18.

Sati agora se prepara para terminar sua vida em fogo místico, em desgosto de seu pai e suas visão mundana. Mas primeiro ela fala lindos versos ricos em sabedoria, sobre a diferença entre o caminho da espiritualidade e o caminho mundano. Cobrimos nessa aula os versos SB 4.4.19-27

Sati abandonou seu corpo em chamas! E agora surge um grande tumulto. Muitos estão revoltados com o comportamento de Daksha. Shiva então fica iradíssimo e com seu poder de destruição cósmica, cria um terrível demônio para matar Daksha. cobrimos nessa aula os versos SB 4.4.28-5.13

Agora que Sati abandonou seu corpo, os seguidores de Shiva causam o caos e a destruição da cerimônia de fogo, atacam os participantes sem restrição. Por fim, pegam o próprio Daksha e decepam sua cabeça, atirando-a no fogo! Em seguida o Senhor Brahma começa a explicar a eles a origem do caos, explicando que quem ofende uma grande alma não pode ser feliz. Cobrimos nessa aula os versos SB 4.5.14-6.4.

Tendo o Senhor Brahma explicado aos representantes de Daksha o erro que cometeram ao ofender o Senhor Shiva, Brahma então vai a procura de Shiva em sua morada, Kailasa. Na aula veremos uma detalhada descrição da morada do Senhor Shiva. Cobrimos nessa aula os versos SB 4.6.5-27.

Agora Brahma e os demais semideuses encontram Shiva debaixo de sua árvore em Kailasa, rodeado por grandes almas, como Narada Muni. Eles então o glorificam. Aprendemos aqui mais sobre Kailasa, a morada de Shiva, e mais sobre a posição especial e única de Shiva. Cobrimos nessa aula os versos SB 4.6.28-43

O Senhor Brahma continua glorificando o Senhor Shiva como Deus, explicando através de suas orações a visão de Deus sobre a estrutura da sociedade, a religiosidade mundana e como diferentes pessoas recebem diferentes resultados de suas atividades, nem sempre de forma que parece fazer sentido. Falamos assim mais sobre a diferença da religiosidade mundana e a espiritualidade e a posição do Senhor Shiva. Cobrimos nessa aula os versos SB 4.6.44-49.

Chegamos ao fim dessa longa e importante história, onde aprendemos mais sobre a diferença entre a religião mundana védica e o caminho do yoga, mais sobre a posição especial do Senhor Shiva e sobre a diferença entre a espiritualidade e religião. Cobrimos nessa aula os versos SB 4.6.50-alguns versos selecionados do Capítulo 7.

FacebookInstagramYouTubeYouTubeLink
Copyright © 2023 - Caminho 3T